A sua rede de influência ajuda-o a crescer, a cair ou por e simplesmente não existe?
Quantos é nós é que ao acordar de manhã diz para si próprio, “Gostava tanto de conhecer aquela pessoa. Gostava de poder estar envolvido naquelas decisões. Quero ser o que tem melhores resultados na minha equipa.”
É muito natural que não se diga, “Eh pá, gostava mesmo de ser mediano oque faço.” Claro que não, todos queremos ser bons no que fazemos. É natural enquanto estamos a trabalhar querermos ser bons, excelentes no que fazemos, não medianos. E qualquer um pode ser excelente e eu gostaria de vos ver no topo da excelência pessoal e profissional
1. Cuide da sua rede de influência.
A sua rede de influência não pode ser algo que apenas se tire proveito, temos de cuidar numa lógica de todos sentirem ganhos em pertencer a essa rede. Sabem o que descobri, quantio mais pomos na nossa rede, quanto mais partilhamos informação, quanto mais damos ao outro, mais recebemos da nossa rede.
Para isso tem de partilhar informação que ajude, tem de dar atenção a quem lá está, um telefonema, um mail que reforce e faça com que o outro sinta que se preocupa. Tem de admirar os feitos, celebrar e por fim agradecer o facto de pertencer a essa rede.
2. Trate como se fosse uma conta poupança.
Não é do tipo de conta onde deposito algo num dia e posso levantar no dia a seguir.
A sua rede é tipo uma conta poupança, vamos depositando atenção, ajuda, admiração e agradecimento e mais tarde poderemos levantar tudo isso de volta, talvez em dobro ou mais.
3. Diversifique a sua rede.
A sua rede tem várias origens. É composta por especialista em determinado assunto, pessoas que pode procurar para obter respostas especificas sobre temas muito particulares. Particularmente tenho pessoas na minha rede de influência com quem adoro falar, perguntar e ter “insights” preciosos para acções futuras. Outra origem são os seus clientes, pessoas que certamente o adoram ou têm em enorme consideração que dão referencias a terceiros sobre o que fez, que falam sobre si, que lhe abrem as portas de outras pessoas. Então e aqueles que lhe dão apoio e com quem aprende? Este poderá ser o seu grupo “core”. Depois temos o elemento final da sua rede de influência, que é simplesmente manter-se em contacto com todos. Todos quer dizer que tanto falo com os grupos acima identificados, mas também com todos os outros que gravitam à volta. Podem não estar na sua área de negócio, qua não fazem o que você faz, mas isso não deixam de ser influenciadores.
Pessoas de alta performance têm pessoas em todos estes círculos e cuidam bem de cada um deles.
4. Seja generoso
Uma das coisas que me agradam é a possibilidade de poder ligar a alguém e pedir informação que me é útil, mas o que gosto mesmo é de poder pegar nesse telefone e ligar a essa mesma pessoa e poder dizer-lhe que tenho algo para lhe dar. Apresentar alguém ou dar-lhe informação que seja importante para ele. Isso sim é muito bom.
É gratificante receber emails cujo assunto, depois de umas linhas simpáticas seja dizer que precisam de mim. Poder ajudar, dar referências da minha rede de influência é fantástico, mas também é muito bom poder referenciar alguém a uma pessoa que conheço.
5. Quanto maior melhor
A sua rede de influência são contactos.
Permitam-me que exemplifique o que quero dizer. Se houvesse apenas uma pessoa com endereço de email ou um telemóvel, isso não seria muito útil, mas sabendo que todos têm, então podemos criar uma rede. É o mesmo com a rede de influência, quanto maior, maior o seu valor e maior a sua capacidade de dar e receber.
6. Invista em pequenos grupos “core”.
Este é um ponto importante. Os top performances nas vendas sabem o quanto é crítico ter um grupo mais exclusivo de pessoas que os rodeiam. Aqui pode bem-estar aquilo que o torna excelente ou apenas mediano. Este grupo, restrito, pode variar entre 5 a 25 pessoas. Deverá ser o grupo em que se investe mais tempo numa lógica de dar e de pedir, ou seja, temos de estar informados sobre o que andam a fazer e com quem para podermos ser úteis. Este grupo será aquele em que todos estão presentes para ajudar, que estão disponíveis para contribuir para o seu sucesso e sabem que é recíproco.
Portanto se tem esse grupo sabe também que não está sozinho nessa travessia para o sucesso, tem consciência de que além de celebrar os seus irá também contribui e celebrar os sucessos dos outros.
Sabem, nos últimos anos tenho sido um “solopreneurs” e tenho na minha rede muitos solos como eu, e tem sido maravilhoso assistir às suas conquistas.
7. Tenha uma mentalidade de abundância.
Algumas pessoas têm uma forma de ver o sucesso dos outros menos positiva, muitas vezes dizem ou pensam, “se ele ganhou significa que me tirou esta possibilidade de ganhar.”
Os vendedores de sucesso pensam exactamente ao contrário, pensam em abundância e não em escassez. Quando os meus pares ganham significa que o mercado está a reagir e se assim é a probabilidade de haver oportunidades de negócio são maiores.
Por fim deixe-me partilhar algo de enorme importância. Independentemente do que faça assegure-se que se rodeia de pessoas positivas, que eliminam a negatividade. A grande implicação deste princípio é que nos torna mais eficientes na gestão do seu tempo, porque eles também o fazem e liberta a sua mente para aquilo que é realmente importante.
Ambiente Positivo, “It’s all about Sales, It’s all about You!”