Estamos a entrar na época tipicamente de férias e penso que além do descanso e convívio, esta época pode ser também um momento de reflexão. Reflexão sobre que se fez e do que se quer passar a fazer, ou seja, sobre como melhorar comportamentos para o futuro.
A maioria dos meus artigos têm-se focado em temas sobre vendas. Hoje quero terminar esta época falando sobre liderança.
Qualquer um de nós pode em qualquer momento assumir o papel de líder sem que ninguém nos tenha convidado ou apontado para essa tarefa. Em família, entre amigos, a ajudar alguém a atravessar a rua, em outra qualquer situação podemos assumir a liderança.
Por esta razão faço-vos o convite para reflectirem sobre a forma como têm servido os outros. Afinal de contas é sobre isso que trata a liderança, “Servir o outro!”.
O que podem fazer de diferente? Que comportamentos podem mudar?
O que é importante é compreender e conhecer as características que nos podem tornar grandes líderes. Para tal partilho convosco 10 pistas que o ajudarão a identificar o que reforçar para ter mais sucesso enquanto líder.
Assim revejam os vossos comportamentos ao lerem estas pistas e reflictam sobre a forma como actuam.
- Os grandes líderes lideram pelo exemplo tendo uma visão clara e um propósito bem definido. Possuem uma paixão inquestionável para levarem as suas pessoas ao sucesso, implementando a visão que definiram independentemente dos constrangimentos que terceiros possam criar. Não perdem tempo com pequenas querelas. Focam-se sim no que os outros necessitam para alcançarem o que se propuseram.
- Os grandes líderes conhecem-se e têm orgulho naquilo que são. Ao estarem confortáveis consigo próprio sentem-se mais preparados para fazerem e dizerem o que precisam com total transparência e sem sentirem potencial culpa em relação a terceiros.
- Os grandes líderes têm a habilidade para inspirar confiança nos outros. Têm a capacidade de forma clara e consciente comunicar o que se pretende, motivando e levando outros a grandes feitos. As pessoas fazem mais com líderes que respeitam e reconhecem do que com outra pessoa qualquer.
- Os grandes líderes não estão na liderança para se servir. Ao contrário de muitas estrelas nas organizações, os grandes líderes não estão centrados no que é importante para eles, muito pelo contrário, o seu foco é o outro, o que precisa e como é que o pode ajudar. Os grandes líderes colocam a visão da organização acima dos seus interesses. Liderar é servir!
- Os grandes líderes raramente se questionam. O que fazem é ouvir a sua voz interior e confiar, permitindo que esta os guie nos passos que devem dar, mesmo que sintam que estão a ser levados por caminhos distintos ao esperados. Para se tornar um grande líder você tem de acreditar na sua voz interior, na sua consciência e confiar que esta o levará sempre no bom caminho.
- Os grandes líderes sabem quando pedir ajuda. Valorizam a ajuda dos outros, convidando-os para a reflexão e discussão com o propósito de obter ideias para fazer melhor. Sabem que para ter sucesso deverão ouvir todos, independente das funções, para terem uma visão mais alargada da solução. Como líder poderá desenvolver os seus talentos fornecendo-lhes coaches ou mentores para que tenham apoio quando precisam.
- Os grandes líderes têm a previsão para avançar, mesmo nos momentos mais difíceis. Assumem riscos reconhecendo a importância de seguir em frente, tendo a ousadia de desafiar, a si e aos outros, a terem a coragem de seguir novas direcções. Sabem que esse comportamento é sua responsabilidade e não algo que podem atirar para trás das costas. Uma vez conhecida a visão, agarram a oportunidade e assumem os riscos para garantir a sua implementação.
- Os grandes líderes adoram o que fazem e comunicam com paixão. Exalam uma energia tão apaixonada que contagia os que o rodeiam. Têm uma luz, forte, natural, ímpar que ilumina qualquer um que toca, porque estão totalmente sintonizados com o que fazem. Os outros sentem isso e querem fazer parte da visão que o líder leva consigo.
- Os grandes líderes aprendem a liderar seguindo. Confiam naqueles que os lideram e são leais. Estão inspirados pela visão que lhes foi passada e vêem-se a desejar e a querer ser como aqueles que os lideram.
- Os grandes líderes nunca desistem. Abraçam e ultrapassam qualquer obstáculo, pessoal ou outro que surja no seu caminho. Portanto, precisam de fazer e desenvolver competências que previnam que fiquem agarrados a velhos hábitos que os iniba de serem os melhores líderes.
Ser um grande líder é ter a capacidade de com humildade e coragem mostrar a sua vulnerabilidade, pedir ajuda, estar presente. É ter a capacidade de reconhecer as suas fraquezas e mudar para servir melhor as suas pessoas e a sua organização.
O desafio que vos deixo é reflectirem e tomarem consciência sobre o que têm feito e assumirem novos comportamentos para o futuro.
Boas férias e até breve.
Ambiente Positivo, “It’s all about You!”