Nas últimas 2 semanas partilhei convosco 10 pontos para reflexão que vos ajudem a serem Vendedores de Alta Performance. Nunca vos disse que seria fácil esta transformação, acreditem não é algo que se faz de um dia para outro, contudo se seguirem estes 15 pontos de forma disciplinada e determinada garanto que chegarão a esse ponto de alta performance muito rapidamente.
Esta é a parte III dos 15 pontos essenciais para se tornarem Vendedores de Alta Performance. Se deseja aceder à parte I por favor clique aqui, se desejar aceder à parte II clique aqui.
11. Ter suporte da equipa
Equipa é o conjunto de pessoas que ajuda os Vendedores de Alta Performance a realizar as suas tarefas. Esta equipa pode ser constituída pelas operações, pelo pré ou pós-venda, por outros Vendedores, por a sua Chefia ou Chefias.
Todas estas pessoas trabalham para e com os Vendedores e por essa razão têm de ser bem cuidadas, acarinhadas pelo Vendedor. Certa altura da minha vida um bom amigo disse-me, e cito, sabes “caring is sharing”, e quando ouvi esta simples frase lembrei-me em todas as equipas que trabalham juntas e não o fazem. Sharing, nas organizações é partilhar os sucessos, os insucessos, as interrogações, as vulnerabilidades, o momento em que estamos, para que todos possam de alguma forma contribuir para o sucesso.
Agora que está a pensar nisso responda com sinceridade a esta pergunta, “Sou uma pessoa que partilha, que vive equipa? Se sim parabéns, reforce esse comportamento, caso não, tudo bem, inicie o processo de partilha.
Outra coisa maravilhosa que irá acontecer ao fazê-lo é que começará a ter seguidores e os resultados deles serão fruto dos seus resultados.
12. Ter uma atitude de servir
Todo este processo não é sobre si, é sobre colocar o outro em primeiro lugar. Ter uma atitude de servir é dizer e agir com convicção que, “estou aqui para servir as necessidades do meu Cliente.”
Já o disse e escrevi em diversos artigos a minha definição de vendas, “Vender é um acto de Generosidade!”, só com uma atitude de servir é que se é generoso, o resto, o lucro vem por arrasto.
O que tenho constatado é que quanto mais dou, mais recebo do outro lado, é a beleza do ser humano. É maravilhoso o quanto crescemos quer pessoal, quer profissionalmente quando agimos de acordo com este princípio de servir, de ajudar o outro.
13. Ter equilíbrio
Ter equilíbrio significa que fazemos as diferentes coisas na nossa vida de forma equilibrada? Não, significa que sabemos qual é o nosso ritmo e mantemos um equilíbrio na forma de as fazer. Ao nosso ritmo.
O grande desafio para quem atinge uma alta performance é conseguir viver de forma equilibrada e não se deixar enrolar pelos acontecimentos. Se está num momento familiar tem de assegurar que está a 100% e o contrário também é verdade. Este é um ponto que só é alcançado quando temos um plano de trabalho bem estruturado.
14. Ser optimista durante o processo
Os pessimistas apostam no curto prazo, “nã, não vai acontecer, não há nada a fazer”. Os optimistas sabem sempre que existe uma solução para o problema. Mais, eles sabem sempre que o tempo lhes dará outra perspectiva e por isso mantêm sempre um foco no longo prazo em todo o processo de venda.
Quantas vezes não mantive estratégias de vendas de longo prazo, em que os meus pares diziam, “esquece não vai acontecer”, e depois “buum”, negócio fechado.
Ser optmista não é ser ingénuo e perseguir coisas cuja probabilidade de fecho é garantidamente negativa. Ser optimista é estar consciente de que se desenhou uma estratégia comercial robusta, que se deram os passos certos, de que se falaram com os interlocutores certos e que por essa razão há forte probabilidade de haver sucesso.
Tem as ferramentas e as práticas para desenhar estratégias comerciais robustas? Fale connosco.
15. Acreditar em Si
Acredita em si? Acredita não de uma forma arrogante, mas com humildade interior, sabendo quais os seus pontos fortes e fracos e tendo consciência da sua capacidade de influenciar os outros? Para que a resposta a esta pergunta seja positiva, conscientemente positiva terá de ter uma enorme crença em si próprio.
Ter crença em si não é arrogância, é sim ser autêntico e ter um nível de confiança e de segurança tal que acaba por influenciar outros porque esse comportamento é sentido pelos outros.
Estes 3 artigos tiveram o propósito de vos passar 15 pontos de reflexão individual sobre comportamentos a adoptar para tornarem-se Vendedores de Alta Performance.
Reforçou-se que não é o que se vende, mas antes o “porque” e o “como” que se irá fazer para a venda acontecer.
Sabemos que não é um processo simples, que é um processo que inúmeras vezes vos vai convidar a voltar à rotina anterior, e sabemos também que só aqueles que querem marcar verdadeiramente a diferença o vão alcançar. Mas acima de tudo o que sabemos é que quem chegou a este patamar de excelência obteve resultados verdadeiramente excepcionais na sua vida profissional e pessoal.
Quer trans-formar as suas Equipas, as suas Pessoas, fale connosco.
Ambiente Positivo, “It’s all about Sales!, It’s all about YOU!”