“Não podemos controlar o que nos acontece, mas podemos controlar a nossa atitude perante o que nos acontece e, dessa forma, dominar a mudança em vez de permitir que ela nos domine.” Brian Tracy.
Normalmente temos em nós ideia de mudar algo no início de cada ano, nessa altura pegamos numa folha de papel e definimos uma série de objectivos pessoais e profissionais e prometemos a nós próprios que este ano é que vai ser.
Não estamos no início de um ano novo, mas penso que estamos no início de uma nova era. Uma era em que tudo o que faremos tem de ser feito com mais bondade, com genuíno interesse pelo bem-estar do outro, com uma enorme coragem para não nos desviarmos do que é verdadeiramente importante para nós.
Talvez esta seja a verdadeira pergunta que, num momento de crise como a que atravessamos nos devamos colocar:
“O que é verdadeiramente importante para mim?”,
“O que realmente quero e desejo fazer de diferente daqui para a frente?”,
“Como posso ser melhor para mim, para os meus, para os outros?”.
Penso que este é o grande desafio que temos pela frente.
A definição de um Propósito claro do que desejamos para a nossa vida.
Podemos, amanhã, continuar a correr para fugir de algo, ou podemos assumir que queremos alguma coisa e passar a correr ao encontro dessa alguma coisa.
Estamos a viver uma crise, uma crise sem precedentes, não sabemos, ainda, quando podemos sair e agir, recomeçar a viver como estávamos habituados.
Gary Keller, co-autor do Modelo SHIFT, define CRISE como, Circunstâncias que Requerem uma Imediata Substituição da Estratégia.
Assim sendo está na altura de Pensar sobre qual o nosso Propósito. Decidir o que se vai fazer de diferente e Agradecer a oportunidade que esta crise nos está a oferecer.
Pensar: com toda a informação que temos e que nos chega diariamente conseguimos ocupar todo o nosso dia. Conseguimos até encontrar uma série de razões, desculpas, para não fazer aquilo que não gostamos, mas temos de pensar, não sobre o que não queremos fazer, mas sim sobre o que queremos alcançar.
Todos nós pensamos em ter sucesso, mas o que é Sucesso?
Sucesso é fazer o que é preciso, gostemos ou não, para alcançar o nosso Propósito.
É definirmos todas as tarefas necessárias para chegarmos lá e executarmos as que gostamos e as que não gostamos.
É abandonarmos os maus hábitos e adoptarmos bons hábitos.
É dedicar um esforço extra nas coisas que importam verdadeiramente.
Pense no que deseja alcançar, qual o seu propósito, qual o seu objectivo.
Decidir: geralmente tenho uma mão cheia de coisas para fazer, mas que na verdade não sei por onde começar. Temos de decidir por onde começar com consciência de que estamos a fazer a coisa certa.
Então o que é mais importante fazer?
Sabemos que temos de encontrar novos clientes, contactar com os actuais, reunir, apresentar propostas, fazer negócio.
Temos de trabalhar bases de dados, definir estratégias de contactos para cada uma das realidades, preparar reuniões, desenhar apresentações, pensar em estratégias de venda.
Temos de preparar as nossas equipas, treinar, acompanhar, desenvolver.
Temos de melhorar o conhecimento do nosso mercado, do nosso produto / serviço.
Esta é a parte em que estamos verdadeiramente a trabalhar, preparação. Depois vem a parte boa da nossa função, aquela que para quem gosta de vender é um momento bem passado, estar a resolver e a melhorar a vida dos nossos clientes.
Temos de decidir o que fazer, quem e quando. Muitas vezes é mais sensato tomar decisões uma de cada vez, agora é tempo de agir, não adiem. Tomem uma decisão.
Agradecer: hoje e amanhã façam todos os esforços para de alguma forma agradecerem.
Muitos de nós podemos passar por momentos menos bons, mas há sempre algo porque agradecer. Agradecer pela família que temos, pelos amigos, pelo talento que adquirimos, pela paixão que colocamos em ajudar os nossos clientes, pelo mercado que nos obriga a sermos melhores, pelas nossas vitorias.
Podia continuar com uma lista infindável de razões, mas o que vos peço apenas é que em cada momento agradeçam.
Estas 3 palavras, que partilho, têm como objectivo ajudar-vos na mudança de hábitos que considerem mais recompensadores para o vosso futuro.
Poderão definir outras 3 palavras, está nas vossas mãos, têm, contudo, de ser palavras que vos desafiem, que vos motivem a tomar decisões, que vos ajude a agir.
Por exemplo:
PERGUNTE. FAÇA. PARTILHE
- Pergunte mais sobre o que não sabe.
- Pergunte se pode ajudar.
- Pergunte se podem ajudar.
- Faça mais em vez de planear mais.
- Partilhe o que aprendeu.
- Partilhe com as boas pessoas que tem.
Hoje temos tempo, recurso normalmente escasso, para reflectir, para nos questionar, para nos preparar.
Em breve chegará um tempo onde o ambiente será mais positivo, façamos então que esse ambiente positivo seja duradouro e recompensador para cada um de nós e para cada um dos outros.
Ambiente Positivo, “It’s all about You!”