Tenho trabalhado muito com equipas de vendas e no seu desenvolvimento e tenho observado naturalmente que umas têm uma boa performance e outras não tão boa.
Também costumo assistir a alguns eventos desportivos, como este fim de semana em que o nosso Cristiano Ronaldo se sagrou mais uma vez campeão, e aqui também observo que algumas equipas ganham, ganham e ganham e outras perdem mais do que ganham.
Concluo que equipas vencedoras e organizações vencedoras têm uma coisa em comum, o seu líder por norma é um grande Coach.
5 coisas que os grandes lideres coach compreendem:
1. O talento cresce quando há relação
Quando ouço os gestores ou lideres de equipa lamentarem-se de que as pessoas desistiram ou que não compram, costumo perguntar-lhes sobre o que eles fizeram para desenvolver uma relação pessoal com cada um deles. A maioria não gosta nada quando eu lhes faço esta pergunta. O mito que defende de que um lider ou gestor não deve desenvolver uma relação pessoal com as pessoas da sua equipa é apenas isso, um mito.
2. Apoio na acção e liderança durante o processo
Nada é mais alarmante do que observar um “treinador” aos berros e todo vermelho durante um jogo (ou reunião de equipa). Os que recorrem a esta pratica devem ser muito maus pedagogos durante o processo (ou treino).
3. Alinhamento do talento com a tarefa.
Nem todas as pessoas são fantásticas em todas as posições (ou fase do processo). Os melhores lideres ou gestores sabem qual a tarefa certa para a pessoa certa e desenvolvem cada um e a equipa de acordo com essas competências.
4. Descobrir o que as pessoas fazem bem e levá-las a fazer mais.
As pessoas conseguem melhorar o seu desempenho 10x mais se estiverem a actuar numa área em que são fortes e apenas 10% numa área em que são fracos.
Os lideres ou gestores deverão ocupar mais tempo a desenvolver os pontos fortes em vez de massacrar as suas pessoas nas áreas em que são fracos. Massacrar alguém no seu ponto fraco é uma perda de tempo levando a pessoa a níveis de desmotivação muito elevados.
5. Melhorar leva tempo.
As caras vermelhas, os gritos, as acusações, os jogos mentais não alteram esta verdade.
A melhoria da performance individual acontece quando o acompanhamento, o talento e as relações estão em sintonia.
Se é líder de equipa ou de negócio em que medida está de acordo com estes 5 pontos?
Uma das maneiras que tem de perceber é analisar qual a performance das suas pessoas. O seu negócio, ganha, ganha, ganha ou tem resultados medianos?
Ou é uma coisa ou outra.
Está a melhorar os seus resultados?
A sua equipa resolve os problemas que surgem junto dos seus clientes?
As suas pessoas vivem o seu negócio ou apenas vão sobrevivendo?
Este quadro de resultados não engana. Então diga-me, o que está a fazer para passar a ter os melhores lideres coach na sua equipa?
Lembre-se “It’s all about sales!”