Como se tornar um Vendedor de Alta Performance – parte I

Qualquer um, desde que o deseje, pode-se tornar um vendedor de alta performance, e agora no início de um novo ano este tem de ser o seu propósito!

Não é o que vende, é o “porque” e o “como” que irá fazer isso acontecer.

Primeiro, porque vende? Seguramente para ajudar os outros a alcançarem resultados ou coisas que achavam ser impossíveis. Segundo, tem haver com o seu “como”, ou seja, o processo que utiliza para vender. Vamos mergulhar um pouco nestes 2 princípios nos próximos 3 artigos que irei publicar onde irei partilhar consigo 15 pontos de trans-formação que terá de fazer.

1. Ter a mentalidade certa

Ter a mentalidade certa em tudo o que fazemos é vital para alcançarmos melhores resultados. Se não tivermos focados na nossa capacidade de fazer acontecer dificilmente alcançaremos o sucesso.

Se duvidarmos de nós, do nosso produto, ou da nossa empresa durante a venda, então o nosso cliente irá sentir isso e duvidará também. Uma atitude positiva define o resultado da acção. Além disso aumenta a nossa capacidade de compreender melhor o outro.

Sabem tenho observado de perto isto acontecer. Quando estou a treinar o ter a mentalidade certa, independentemente da actividade, é impressionante o que acabo por ouvir dos clientes. Sinto que se é capaz de ajudar de muitas mais maneiras, conseguindo deste modo mais e melhor negócio.

2. Ser focado no objectivo

Vendedores de alta performance reveem os seus objectivos todas as manhãs. Esta manhã revi os meus objectivos, e você também? Todos os dias faço-o e questiono-me, que actividades vou fazer ao longo do dia que me ajudem a atingir o objectivo a que me propus?

A propósito, vendedores de alta performance não têm objectivos fáceis, têm sim objectivos ambiciosos! E sabem que alcançar esse objectivo é como descobrir a peça certa de um puzzle. Quando iniciamos um puzzle temos um monte de peças, mas conforme vamos avançando vamos tendo uma visão mais clara e torna-se mais evidente qual a peça seguinte. Ou seja, sabemos qual o momento certo para procurar aquela peça pois é nesse momento que faz sentido utilizá-la. É exactamente a mesma coisa quando estamos focados num objectivo, sabemos sempre qual o movimento seguinte.

3. Ter um parceiro

Com quem é que investe o seu tempo? 

Lembra-se quando jogava à bola com os seus amigos, desculpem-me as senhoras pelo exemplo, mas lembram-se que no momento de escolher a equipa, elegia sempre aqueles que sabia que jogavam melhor? O seu objectivo não era que a sua equipa ganhasse? Ou seja o seu resultado acabava por ser a soma das qualidades de cada um.

Pessoalmente tenho um grupo com quem, regularmente falo e reflito sobre um conjunto de temas. É impressionante o resultado que essas conversas têm tido nos últimos tempos, houve um crescimento exponencial comparativamente com o que tínhamos há uns três anos, e isso acontece porque temos, todos, vindo a crescer colectivamente.

4. Ser gestor do seu tempo

Tempo, recurso que ninguém consegue produzir. Tudo o que podemos fazer é utilizá-lo da forma mais eficiente e eficaz.

Os vendedores de alta performance sabem dizer “NÃO” bloqueando a sua agenda. Bloqueie a sua agenda com as tarefas que assegurem o atingimento do seu objectivo. Claro que deverá deixar alguns momentos para imprevistos que possam surgir. Desta forma temos clara noção do que temos de fazer e mantemo-nos focados nisso.

Uma nota para quem gere equipas. Estejam abertos ao “não”, especialmente se esse não vier acompanhado de um bom plano de acção. Respeitar os planos de acção é a melhor forma de ter pessoas, as suas pessoas, focadas no que é importante e desta forma garanto-lhe que a sua equipa irá ter resultados superiores.

5. Ter foco e disciplina

Foco e disciplina afecta a sua mente, os seus objectivos e a sua gestão de tempo.

Ter uma rotina matinal quando começamos o dia, faz acontecer e faz sentido, põe o resto do dia em movimento. 

Todos os dias de manhã tenho uma rotina e pelo facto de iniciar o dia com esse foco e essa rotina, o resto do dia mantém-se assim.

Ter um plano mental sobre os passos que devo dar e um plano escrito onde possa redefinir passos e ações a dar, mantém-nos alinhados com o que é importante, permite-nos justificar o “não” necessário para uma boa gestão do nosso tempo. Ser disciplinado nesse princípio garante resultados e qualidade de vida.

Estes são os 5 primeiros pontos que vos desafio a colocarem em prática. Para a semana lançarei mais 5 que vos levarão a alcançar uma elevada performance neste novo ano de enormes desafios.

Estamos disponíveis para tudo que sintam como necessário para vos ajudar, apoiar, neste caminho de mudança interior.

Lembre-se,

Ambiente Positivo “It’s all about Sales, It’s all about YOU!”

blog