Bom ano, boas vendas e tudo isso num ambiente positivo.
Tenho estado a pensar como deveria iniciar, neste novo ano, os nossos artigos e partilha de ideias. O que me veio à cabeça foi: ano novo, vida nova, mas a verdade é que… vamos lá desenhar novos objectivos, contactar novos e velhos clientes, levar uns nãos, e uns sim’s. O que me veio à cabeça foi, não pode ser só isto, tenho de partilhar algo que me faça sentir bem e por isso permitam-me iniciar estas partilhas com algumas ideias para uma atitude positiva que deveríamos cultivar nas nossas equipas.
Uma primeira ideia que vos queria deixar é, sempre que nos relacionamos com alguém estamos ou assumimos a liderança desse momento. Quer seja formal ou informalmente tomamos uma posição de liderança. Sabendo e acreditando nisso a pergunta que temos de fazer a nós próprio é, “então que tipo de influência quero ter, deixar nas pessoas que lidero?”
Há muitos livros sobre liderança e há também um sem número de seminários, workshops, sessões que nos dizem como construir e influenciar positivamente as equipas. Tenho partilhado nas minhas sessões e em alguns artigos que qualquer um, independentemente das suas funções é um Líder.
Algumas notas, observações que tenho tomado nota:
Os líderes fazem os outros crescer … ou não.
Os líderes desenvolvem um clima positivo … ou não.
Há líderes que confundem títulos de liderança com autoridade e tornam-se gestores ao invés de líderes.
Autoritarismo cria a ideia de feudo, a percepção de rédea curta que mantém as equipas a meio gás tornando-as pouco eficazes.
Uma positiva e energizante cultura é o combustível que mantém as equipas de vendas ao rubro e é assegurada por um verdadeiro líder.
Peter F. Drucker, autor do livro The Effective Leader, escreveu, “um bom líder faz com que pessoas comuns façam coisas fora do comum.”
O Líder enquanto maestro
Nas suas acções, com os outros, veja-se como um maestro de uma orquestra com diferentes instrumentos. Cada instrumento sozinho tem um som bonito, mas juntos criam uma melodia única. Como “maestro” numa equipa de vendas o vosso papel é potenciar os diferentes talentos e instrumentos da orquestra para que o se ouça seja o retumbar do sucesso.
Os verdadeiros líderes, formais ou informais, têm de compreender que são geradores de energia para que as pessoas acreditem que são capazes de alcançar os seus objectivos, desenvolver os seus talentos para chegar a destinos que sozinhos não chegariam.
Qualquer um que assuma o papel de líder deve seguir este conselho, faça uma lista de todas as coisas lhe fazem e que o aborrecem. Não faça isso aos outros. Faça uma outra lista das coisas que lhe fazem e que adora. Faça isso aos outros.
Seja positivo
As equipas que geram resultados de sucesso têm líderes que estimulam um clima de optimismo, esperança, positividade, amor, autenticidade, alegria e celebração e tudo isto é o reflexo das acções de quem lidera cada momento na equipa. Steve Gladis, autor do livro Self-Leadership – become the CEO of yout own career, dizia o seguinte: “ao criar uma visão de esperança para a equipa, os líderes criam um claro e poderoso percurso para o futuro, e um poderoso percurso é algo que todos querem fazer.”
A liderança é algo que cada um de nós pode assumir em determinado momento. Cada vez mais as organizações esperam das pessoas que estas não fiquem à espera de que as coisas aconteçam. Esperam sim que todos e cada um lidere o momento e faça as coisas acontecer!
Deixo-vos o convite, agora no início de mais uma ano, para reflectirem, “O que poderá acontecer à minha equipa, organização, se contribuir com uma energia positiva?”
Ambiente Positivo, “It’s all about Sales, It’s all about You!”