Liderança Humania: Uma Abordagem centrada nas Pessoas

Os Líderes precisam de esquecer a gestão e re-aprender a ser Humanos
Gerir pessoas é um conceito importante da década de 80, mas que nos dias de hoje perde relevância.
As competências de liderança necessárias, para esta época “pós pandémica”, não são de ordem técnica, são sim comportamentais.
Existem muitas abordagens para esta nova forma de se estar na Liderança, considerei a mais interessante a que combina o princípio de Humano, Humanidade e Harmonia para enfatizar a forma de liderar pessoas e a necessidade dos líderes criarem espaços de trabalho agradáveis e harmoniosos.
Designei essa abordagem de Liderança Humania!
Humania estimula um foco humano, centrado em áreas específicas, na liderança criando maior sustentabilidade nos resultados e no desenvolvimento do negócio. Mais que uma forma de agir Humania é uma forma de pensar e sentir liderança.

Para quê Humania
Não há dúvida que muitas empresas e organizações olham para o futuro com base num modelo de gestão obsoleto. Assim como as suas práticas e comportamentos de liderança.
Humania deve ser encarada como uma nova cultura de liderança que promoverá uma maior eficácia e eficiência pessoal.
Ter sucesso no futuro significa colocar as pessoas à frente dos resultados!
Isto não significa um foco nas pessoas em vez dos resultados, apenas uma mudança nas prioridades. É sobre por as pessoas primeiro, que levará a um “boost” no fim de tudo.
A filosofia da Liderança Humania é resultados mais pessoas.

Adicionalmente, a Liderança Humania, inspira a uma mudança de pensamento e vocabulário, de deixar de ver as pessoas coo recursos para passar a vê-los com seres humanos, com vidas, responsabilidades fora do trabalho. Parte da mensagem Humania é que os líderes repensem os comportamentos de gestão e reaprendam o que é ser humano.
Liderança Humania irá mudar a forma como as organizações são lideradas. Mudará a relação entre colaboradores e a organização. Introduzir este conceito reduzirá em muito o conflito interno, estimulará as relações pessoais e profissionais, criará menos divisões internas, mais generosidade e um ambiente de trabalho mais harmonioso.
Um outro elemento diferenciador da Liderança Humania é ter o foco na harmonia enquanto factor determinante no bem-estar do ambiente de trabalho. O stress é considerado como principal causa de doenças e desequilíbrios emocionais, incluindo demência, ataques e doenças cardíacas. Um ambiente trabalho stressante é o factor número um para o surgimento desse tipo de doenças no adulto.
Os estudos referem que a economia global perde cerca de US$1 trilião, por ano, em produtividade devido a depressões e estados de ansiedade (World Health Organization 2021).

A Liderança Humania irá levar a uma redução de stress no ambiente de trabalho, provocando uma quebra na perda de produtividade fruto da depressão e ansiedade. Agindo de acordo com a cultura de Liderança Humania haverá um impacto positivo na rentabilidade das organizações. Mesmo que a cultura da organização demore mais tempo na adaptação deste conceito de liderança, os líderes que adoptarem esta filosofia nas suas direcções e equipas sentirão um retorno imediato nos resultados, incluindo uma menor rotatividade ou absentismo que no resto da organização.
 
Permitam-me ir mais longe, há um elemento social importantíssimo na Humania. Em todo o mundo, sociedades, culturas, organizações estão separadas, o egoísmo do EU está cada vez mais presente. Ao sair desta fase pandémica haverá uma necessidade crescente de harmonia na vida das pessoas.
Temos de ter mais exemplos positivos na sociedade. Os Líderes Humania serão os exemplos a seguir dentro e fora das organizações. Serão aqueles que irão mostrar como viver a vida e talvez, cereja no topo do bolo, ajudar outros a serem melhores pessoas, pais, parceiros e seres humanos!
 
Ambiente Positivo, “It’s all about YOU!”