2023 é ou será ao que todos dizem um ano difícil. Penso que não fará sentido estar a referir as razões, são óbvias e conhecidas por todos e por essa razão não vos massacrar com o evidente.
Mas e 2022 como foi? E 2021? Na verdade, estes últimos anos têm sido ricos em situações que nos têm colocado em situação de stress, ansiedade, até medo do desconhecido. Anos que têm colocado cada um de nós à prova e têm mexido com o nosso bem-estar, com a nossa felicidade, e é aqui que quem lidera organizações, formais ou informais, tem de estar atento e fazer algo de diferente para, primeiro, ter pessoas mais satisfeitas, segundo, mais comprometidas.
Sabe-se que pessoas felizes são mais produtivas, são simpáticas com os clientes, com os seus pares no trabalho, ficam durante anos e anos no trabalho, surgem com ideias brilhantes, são entusiastas, custam menos em cuidados de saúde, são as melhores. Por outro lado, pessoas infelizes são rabugentas é muito difícil irem para o trabalho de manhã e queixam-se de tudo.
Então pergunto, “em 2023 o que vai fazer para ser mais feliz?, o que vai fazer para que as suas pessoas sejam mais felizes?”
Aqui vão algumas dicas do que poderá fazer para ser e fazer mais feliz. Estas dicas tanto podem ser para pessoas que lideram equipas, como para pessoas que pertencem a estas mesmas equipas, podem ser para si que é amigo, família, companheiro, ou seja, são para todos.
Em primeiro lugar tenha consciência de que, uma das grandes mentiras do mundo moderno é dizerem-nos que há trabalho e vida, e que devemos ter um equilíbrio entre essa vida e o trabalho. Veja bem, se estiver infeliz com a sua vida e se for trabalhar claro que vai estar infeliz no trabalho, certo! Se o trabalho o estiver a stressar, chega a casa e estará infeliz em casa. Nenhum deles é diferente ou estanque, portanto estas dicas aplicam-se para ambos os casos.
A primeira dica é dizer a sim mesmo: “sinto-me infeliz, tenho de fazer algo acerca disso!”.
Se estiver infeliz, tem de fazer algo. E o que deve fazer? Questionar-se a si próprio, por exemplo, se alguém tiver dito algo aborrecido na última reunião vai chorar por causa disso a semana toda? Será que lhe vão pedir desculpa? Claro que não. A única maneira de resolver isso é confrontar a pessoa e falar sobre isso. Fazer alguma coisa. Quando faz alguma coisa a infelicidade desaparece.
Depois tenha presente estas ideias que lhe deixo e que certamente conhece ou identifica, mas daí a tê-las presente e aplicá-las no dia-a-dia vai uma grande distância, portanto aqui vai:
Seja grato! A felicidade e o sucesso são precedidos pela gratidão. Precisamos ter sucesso alegremente, em vez de tentar ter sucesso para ser feliz. O sucesso não deve gerar felicidade, a felicidade será sim o alimento do sucesso. Quando estamos felizes e fazendo algo que gostamos, o sucesso é uma consequência. No entanto, quando nossa felicidade depende do nosso sucesso, coisas boas nunca acontecem.
É tudo uma questão de propósito. Qual é o seu? O que deseja mais? Quais são as razões e desejos desse propósito?
Viva o presente! normalmente estamos mais preocupados com o que vai acontecer amanhã, ou com o que aconteceu ontem do que com o viver e apreciar o momento em que estamos. Não temos o hábito de apreciar o agora, estamos sim mais preocupados com o depois, mas o que significa estar presente? E porque razão essa é um dos factores para o sucesso e a felicidade? Bem, assim como a gratidão, estar presente torna-nos melhores no momento, paramos para apreciar os inúmeros milagres que acontecem à nossa volta, as coisas belas que estão ao nosso redor, e a jornada a que chamamos viver. Tudo isto ajuda-nos a ultrapassar os receios dos novos desafios e os arrependimentos do passado.
Tenha uma boa gestão do tempo! Factor essencial para ser feliz e ter sucesso é saber o que faz com o seu tempo. Saber as suas prioridades, saber quando estar e onde estar, estando, tem um impacto incrível na sua vida assegurando que não tem momentos de stress, ansiedade, medo ou pré-ocupações.
Defina objectivos inteligentes! Como sabem muitas vezes o que nos impede de alcançar o que sonhamos está intimamente ligado à nossa incapacidade de definir objectivos simples, mensuráveis, ambiciosos, realistas e possíveis de os medir no tempo. Para ter uma ideia, há um estudo que nos diz que apenas 8% das pessoas que definem objectivos no início de um ano os consegue verdadeiramente atingir. Quem define objectivos claros definirá o caminho certo para alcançar a sua felicidade.
Foque-se na sua saúde e bem-estar! Saúde e bem-estar são dois ingredientes fundamentais para a receita da sua felicidade. Não vou falar dos maus hábitos nem dos bons, vou apenas vos dizer que têm de definir regras, rotinas e disciplinadamente cumprir com o plano.
Termino questionando cada um de vós da mesma maneira com que iniciei, “Em 2023 o que vai fazer para ser mais feliz? O que vai fazer para que as suas pessoas sejam mais felizes?”.
Estamos aqui para Si, para as suas pessoas, para a sua Organização, porque na Ambiente Positivo, “It’s all about You!”, with happiness 😊.